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Comunidade indígena celebra sucesso de projeto de revitalização da cultura

Contemplada pelo Outra Parada – Prêmio de inovação Comunitária oferecido pela ong Brazil Foundation, por dois anos consecutivos (2016 e 2017), o projeto Cultura e Identidade Terena, desenvolvido sob orientação do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) encerrou as atividades de 2017 num evento que reuniu pais, alunos e lideranças indígenas na tarde da quinta, 26 de outubro, no pátio da Escola Municipal Indígena Pillad Rebuá, em Miranda, MS.
A iniciativa ofereceu, por quatro meses, atividades extracurriculares aos estudantes indígenas do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental,  com temas relacionados ao resgate da autoestima, de fortalecimento da língua indígena terena e confecção de artesanato.
A Escola Pólo Municipal Indígena Pillad Rebuá é parceira da iniciativa e serve como base para as ações culturais, que são coordenadas pelas professoras Sonia Acosta Machado e Evanilda Rodrigues, mas que contam com a participação ativa de outros educadores, promovendo mobilização em toda a comunidade escolar. “Com o Cultura e Identidade Terena, plantamos uma sementinha, que nasceu, cresceu, virou uma árvore que, com todos regando e cuidando vai ficar cada vez maior e com as raízes mais firmes”, diz, emocionada, a professora Evanilda.
Alunos participantes do projeto, pais e educadores se reuniram para celebrar o sucesso da iniciativa
“O projeto é muito importante para nossos alunos, para minhas filhas, porque... pela valorização da nossa cultura, pela valorização dos trajes indígenas, pela valorização dos nossos artesanatos. Isso é muito importante porque brota no coração das nossas crianças... eu tenho isso com a minha filha, que depois do projeto ela começou a valorizar muito mais a nossa cultura, a cultura terena” diz a Zylene Terena, mãe de uma das alunas do grupo de dança que surgiu durante o desenvolvimento das atividades do Cultura e Identidade Terena.
Grupo de dança indígena surgiu com o projeto: frutos que garantem a revitalização da cultura indígena terena.

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