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Projeto resgata saberes tradicionais em manual de como fazer instrumentos musicais indígenas

“Foi muito bom, porque além de trazer desenvolvimento para as crianças, trabalhou a questão da socialização e foi muito fortalecida a questão da cultura”. São estes alguns dos resultados obtidos pelo projeto Sons da Aldeia e destacados no depoimento da diretora da Escola Extensão Indígena José Balbino, professora Helena Antonio da Silva. O Sons da Aldeia é um projeto de iniciativa comunitária, financiado pela Brazil Foundation e coordenado pela professora Marlene Rodrigues, na aldeia indígena terena Babaçú, no município de Miranda, Pantanal de Mato Grosso do Sul. O Sons da Aldeia oferece atividades para as crianças da aldeia, no período em que elas não estão em sala de aula, com atividades de resgate de saberes tradicionais indígenas que estavam se perdendo – principalmente os que dizem respeito à produção de instrumentos musicais típicos usados para as danças indígenas terena.

As atividades de 2017 do Sons da Aldeia foram encerradas em 29 de novembro, com apresentação de resultados para a comunidade local na Oca Cultural Professor Nilo Delfino. O espaço é, aliás,  uma das conquistas do Sons da Aldeia: foi construído para abrigar acervo sobre a cultura indígena e eventos comunitários. Para a coordenadora do projeto Marlene Rodrigues, realizar a finalização das atividades do ano na Oca é motivo de orgulho para toda a comunidade. E o fortalecimento da identidade comunitária local fica evidente quando, em sua fala, Marlene Rodrigues faz questão de destacar, em especial “a comunidade que recebeu as atividades do projeto Sons da Aldeia de braços abertos desde 2016”. Neste ano, além de oferecer atividades às crianças o Sons da Aldeia produziu o piloto de um manual de instruções de como produzir instrumentos musicais indígenas, registrando para a posteridade saberes tradicionais sobre essa atividade que a maioria da comunidade já não conhecia. “Este é só o começo, contamos que no futuro tenhamos um legado ainda maior”, afirma Marlene.



A diretora da escola da Babaçú, HelenaAntonio da Silva e a coordenadora do projeto Sons da Aldeia, Marlene Rodrigues: resgate de saberes tradicionais que fortalecem a identidade indígena.
Os conhecimentos tradicionais sobre a produção de instrumentos musicais foram sistematizados ainda num material doméstico. Objetivo é organizar o conteúdo numa publicação que integrará o acervo cultural dos terenas.


Parte de produtos feitos pelas crianças durante as oficinas realizadas pelo projeto.

Um grupo de dança de meninas indígenas nasceu dentro do Sons da Aldeia. A dança típica era algo que já não era mais praticado entre os mais jovens e o projeto mudou esta realidade.

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