A professora Maisa Antonio, com a presidente do Ipedi Denise Silva e a secretária da instituição, Walquiria Angelica Santos. A professora Maísa é indígena e agradece, em nome de toda a comunidade, todo o trabalho que o Ipedi desenvolve para ajudar a garantir a sobrevivência da língua e da cultura indígena Terena, graças a projetos como o Kalivono (capacitação de professores e confecção de material didático inédito), Sons da Aldeia e Cultura e Identidade Terena (atividades desenvolvidas no contraturno com alunos da escolas municipais indígenas).
Crianças que não conhecem cantos e instrumentos tradicionais; que não praticam ritos tradicionais. Ritos e danças tradicionais fadados a desaparecer com os anciãos à medida em que estes vão, pouco a pouco, falecendo. Não é mais este o cenário que encontramos na aldeia indígena terena Babaçú, no município de Miranda, no Pntanal de Mato Grosso do Sul. A aldeia é exemplo de que a união e o trabalho em conjunto podem promover a verdadeira transformação da comunidade. Lá, na Babaçú, em 2016 e 2017 o Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) foi mentor do projeto Sons da Aldeia, uma iniciativa comunitária que, com patrocínio da associação Brazil Foundation, desenvolveu atividades relacionadas ao resgate da cultura tradicional indígena terena junto a alunos da escola local. Os resultados do trabalho são sentidos quando se verifica que atos rituais que já não faziam mais parte do dia-a-dia das crianças tenham voltado a ser realizados, tais como o batism...
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