Pular para o conteúdo principal

ARTESANATO DE MULHERES INDÍGENAS VIRA ATRAÇÃO EM EVENTO

Ocupar espaços, ter a cultura valorizada e ainda gerar renda para as famílias. São sonhos muito presentes para as comunidades indígenas terena de Mato Grosso do Sul e que começam a ser realizados por um grupo de mulheres artesãs da comunidade Mãe Terra, de Miranda, no Pantanal de MS.

Recentemente, pela primeira vez, representantes do coletivo participaram da Festa Pantaneira do Refúgio Ecológico Caimam, um dos mais tradicionais eventos da região que reúne visitantes locais e turistas. Participaram artesãs indígenas das etnias kiniknau e terena.

O artesanato do coletivo foi exposto e vendido, num exercício de valorização que faz sentido para os indígenas, ao passo em que não se resume no resgate de saberes tradicionais pura e simplesmente, mas numa utilidade para tal resgate: o da geração de renda para as famílias.











O Ipedi (Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural) é parceiro do coletivo, apoiando as atividades das artesãs. “É uma iniciativa inteiramente dessas mulheres aguerridas que nós apoiamos e ajudamos a potencializar. Elas se reúnem semanalmente para produção de artesanato e, neste processo, estão ensinando as crianças a tradição da confecção das peças, além de terem o momento da produção como um importante tempo de convivência em grupo, fortalecendo laços comunitários. Isso é qualidade de vida”, diz a presidente do Ipedi, Denise Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crianças indígenas de aldeia terena voltam a praticar ritos e danças tradicionais esquecidos

Crianças que não conhecem cantos e instrumentos tradicionais; que não praticam ritos tradicionais. Ritos e danças tradicionais fadados a desaparecer com os anciãos à medida em que estes vão, pouco a pouco, falecendo. Não é mais este o cenário que encontramos na aldeia indígena terena Babaçú, no município de Miranda, no Pntanal de Mato Grosso do Sul. A aldeia é exemplo de que a união e o trabalho em conjunto podem promover a verdadeira transformação da comunidade. Lá, na Babaçú, em 2016 e 2017 o Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) foi mentor do projeto Sons da Aldeia, uma iniciativa comunitária que, com patrocínio da associação Brazil Foundation, desenvolveu atividades relacionadas ao resgate da cultura tradicional indígena terena junto a alunos da escola local. Os resultados do trabalho são sentidos quando se verifica que atos rituais que já não faziam mais parte do dia-a-dia das crianças tenham voltado a ser realizados, tais como o batism...

Bruaca: vivências e produtos culturais

 O projeto Bruaca é uma iniciativa comunitária, desenvolvida nas comunidades tradicionais do Pantanal que se desenvolve por meio de ações de pesquisa, documentação e divulgação do saber ancestral dessas comunidades por meio de vivências e produtos culturais. Nossa iniciativa busca a valorização do Patrimônio Cultural Material e Imaterial das Comunidades Tradicionais do Pantanal de MS. Desenvolvemos ações de pesquisa, documentação e divulgação do saber ancestral dessas comunidades por meio de vivências e produtos culturais (materiais e imateriais). A iniciativa configura-se ainda como uma alternativa para a geração de renda dessas comunidades que, por estarem distantes da cidade não possuem meios para comercializar seus produtos. A comercialização de vivências como a produção de artesanato com um indígena, almoço na casa de um agricultor, o passeio de barco com um pescador; observação de aves na aldeia são alguns dos produtos oferecidos pela marca, soma-se a isso a comercialização i...

CONHEÇA O FÁBULAS DE ESOPO EM TERRAS TERENA, LIVRO DO IPEDI QUE SERÁ APRESENTADO NA FEIRA LITERÁRIA DE BONITO (FLIB)

O livro Fábulas de Esopo em Terras Terena é  o resultado de um trabalho que vem se desdobrando e oferecendo cada vez mais frutos para o resgate da língua e da cultura indígena terena. Desde 2012 o Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) desenvolve nas comunidades indígenas de Miranda, no Mato Grosso do Sul, o projeto Kalivono, uma iniciativa pioneira em se tratando de educação escolar indígena, com a capacitação de professores e a produção, por eles próprios, de material didático bilíngue. O Kalivono veio para ajudar a preencher a lacuna que é uma das principais dificuldades encontradas na educação escolar indígena: a escassez de material didático que fortaleça o ensino da língua materna.  A maior conquista do projeto, no entanto, foi o de despertar nas comunidades indígenas uma significativa melhora da autoestima, do orgulho da cultura e da identidade. Inspirados pelo Kalivono, educadores indígenas passaram a protagonizar iniciativas de resgate da língua e ...