Pular para o conteúdo principal

EM SP, TRABALHO DO IPEDI COM COMUNIDADES É APRESENTADO PARA REPRESENTANTES DE PROJETOS SOCIAIS DE VÁRIOS ESTADOS

Representantes de projetos sociais de diversas regiões do Brasil conheceram o modo como são desenvolvidos pelo Ipedi (Instituto de Pesquisa da Diversidade intercultural) projetos sociais com comunidades do Pantanal.

A apresentação sobre o trabalho do Ipedi aconteceu durante o encontro de projetos premiados pela Natura, em São Paulo, no fim de março. A presidente do Ipedi, Denise Silva, explicou a metodologia desenvolvida ao longo dos anos pelo instituto, ressaltando a importância da empatia para o sucesso das ações.

“Ao longo de vários anos desenvolvendo projetos sociais em contextos socialmente complexos –  em especial em comunidades tradicionais da região do Pantanal – por mais diversos que fossem nossas atividades, por mais diferentes que fossem nossos públicos, o desafio inicial era sempre o mesmo: como acessar essas pessoas, como acessar essas comunidades para que elas compreendessem e aceitassem o trabalho que estávamos propondo para melhorar as vidas delas, seja no aspecto econômico, educacional, enfim”, explica Denise, que completa:

“O conceito de empatia que norteia nosso trabalho no Ipedi é o seguinte, sintetizado por João Doederlein:
empatia ‘não é sentir pelo outro, mas sentir com o outro. Quando a gente lê o roteiro de outra vida.
É ser ator em outro palco. É compreender.
É não dizer ‘eu sei como você se sente’.
É quando a gente não diminui a dor do outro. é descer até ao fundo do poço e fazer companhia pra quem precisa.
Não é ser herói, é ser amigo.
É saber abraçar a alma”. 


Denise Silva, presidente do Ipedi, durante a apresentação da metodologia adotada pelo instituto para projetos sociais de diversas partes do país: exemplo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crianças indígenas de aldeia terena voltam a praticar ritos e danças tradicionais esquecidos

Crianças que não conhecem cantos e instrumentos tradicionais; que não praticam ritos tradicionais. Ritos e danças tradicionais fadados a desaparecer com os anciãos à medida em que estes vão, pouco a pouco, falecendo. Não é mais este o cenário que encontramos na aldeia indígena terena Babaçú, no município de Miranda, no Pntanal de Mato Grosso do Sul. A aldeia é exemplo de que a união e o trabalho em conjunto podem promover a verdadeira transformação da comunidade. Lá, na Babaçú, em 2016 e 2017 o Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) foi mentor do projeto Sons da Aldeia, uma iniciativa comunitária que, com patrocínio da associação Brazil Foundation, desenvolveu atividades relacionadas ao resgate da cultura tradicional indígena terena junto a alunos da escola local. Os resultados do trabalho são sentidos quando se verifica que atos rituais que já não faziam mais parte do dia-a-dia das crianças tenham voltado a ser realizados, tais como o batism...

Bruaca: vivências e produtos culturais

 O projeto Bruaca é uma iniciativa comunitária, desenvolvida nas comunidades tradicionais do Pantanal que se desenvolve por meio de ações de pesquisa, documentação e divulgação do saber ancestral dessas comunidades por meio de vivências e produtos culturais. Nossa iniciativa busca a valorização do Patrimônio Cultural Material e Imaterial das Comunidades Tradicionais do Pantanal de MS. Desenvolvemos ações de pesquisa, documentação e divulgação do saber ancestral dessas comunidades por meio de vivências e produtos culturais (materiais e imateriais). A iniciativa configura-se ainda como uma alternativa para a geração de renda dessas comunidades que, por estarem distantes da cidade não possuem meios para comercializar seus produtos. A comercialização de vivências como a produção de artesanato com um indígena, almoço na casa de um agricultor, o passeio de barco com um pescador; observação de aves na aldeia são alguns dos produtos oferecidos pela marca, soma-se a isso a comercialização i...

CONHEÇA O FÁBULAS DE ESOPO EM TERRAS TERENA, LIVRO DO IPEDI QUE SERÁ APRESENTADO NA FEIRA LITERÁRIA DE BONITO (FLIB)

O livro Fábulas de Esopo em Terras Terena é  o resultado de um trabalho que vem se desdobrando e oferecendo cada vez mais frutos para o resgate da língua e da cultura indígena terena. Desde 2012 o Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) desenvolve nas comunidades indígenas de Miranda, no Mato Grosso do Sul, o projeto Kalivono, uma iniciativa pioneira em se tratando de educação escolar indígena, com a capacitação de professores e a produção, por eles próprios, de material didático bilíngue. O Kalivono veio para ajudar a preencher a lacuna que é uma das principais dificuldades encontradas na educação escolar indígena: a escassez de material didático que fortaleça o ensino da língua materna.  A maior conquista do projeto, no entanto, foi o de despertar nas comunidades indígenas uma significativa melhora da autoestima, do orgulho da cultura e da identidade. Inspirados pelo Kalivono, educadores indígenas passaram a protagonizar iniciativas de resgate da língua e ...