Ipedi promove discussão com professores e pesquisadores sobre o ensino de línguas na escola indígena
O “ensino de línguas na escola indígena” foi um dos temas
discutidos durante o Congresso de Educação Escolar Indígena Rede Kalivono. O
painel trouxe para o evento os pesquisadores:
ADRIANA
OLIVEIRA DE SALES
Possui graduação em Letras pela Universidade
Federal da Grande Dourados (UFGD,2007), especialização em Gestão Escolar:supervisão
e orientação pela Faculdade Iguaçú (2008), Mestrado em Letras - Linguagem e
Sociedade- pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE,
2010).Professora do Curso de Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena -
Teko Arandu, lotado na Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/ UFGD) e da
Especialização em Educação Intercultural (FAIND, UFGD).Tem experiência na área
de Educação Escolar Indígena; Formação de Professores; Políticas linguísticas;
Ensino de Português como Segunda Língua; Alfabetização e letramento em
comunidades indígenas.
ELISANGELA
AMARAL
Tem graduação em letras pela Unincor; Mestrado em
Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) “O discurso do
professor frente aos conflitos do ensino de gramática”. É doutoranda em linguística
pela Unicamp – Semântica do Acontecimento – “O sentido de ser brasileiro para o
indígena”. É membro do Núcleo de Estudo em Análise do Discurso (NEAD). É membro
do INDIOMAS (Unicamp), linha: análise e revisão de língua indígena. Tem
participação na elaboração do projeto na especialização em língua e cultura
terena. Professora de semântica na Pós em Língua e Cultura Terena. Desenvolve
atualmente as pesquisas: “Os sentidos de autonomia, ‘protagonismo’ e ‘diferenciada’
em documentos que regulam a Educação Escolar Indígena”; “Marcas da Língua
Terena e a Identidade do Sujeito Terena”.
HEMERSON
VARGAS CATÃO
Professor Auxiliar Nível 1, Área: Oralidade e
Escrita em Língua Indígena, lotado na Faculdade Intercultural Indígena (FAIND),
Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu. Com Especialização em
Educação Intercultural (UFGD, FAIND, 2015). Graduado em Letras (UFGD, 2007).
Mestrando do PPGL-UFGD turma 2017. Atuei durante 5 anos no Centro Estadual de
Formação de Professores Indígenas "C.E.F.P.I." Ára Vera, formação de
Professores Indígenas Guarani e Kaiowá, Área de Linguagens, no período de 2009
- 2015. Possuo experiência na elaboração de materiais didáticos e paradidáticos
em língua Guarani e Kaiowá e no Ensino de Língua Indígena como L2, para não
falantes, também realizo trabalhos de tradução de Língua Portuguesa para o
Espanhol e deste para a Língua Portuguesa.
O evento ofereceu capacitação a professores indígenas da
etnia terena, em Miranda, no início de junho. A ação foi realizada pelo
Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural, com curadoria da professora
indígena Maisa Antonio, coordenação da pós doutora em linguística Denise Silva
e recursos do Ministério da Cultura.
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