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IPEDI AMPLIA IMPACTO: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS CHEGA A 6 MUNICÍPIOS DE MS, EM PARCERIA COM UEMS


O Ipedi (Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural) amplia seu impacto, alcançando toda a população indígena terena de Mato Grosso do Sul (MS), participando da formação de professores que atuam nas aldeias indígenas existentes em 6 municípios.

Em parceria com a Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) o instituto participou do curso inédito de Especialização Lato Sensu em Língua e Cultura Indígena, direcionado a professores indígenas. “O Ipedi participou de todas as etapas da construção do curso: da elaboração do projeto, passando pela aplicação das provas do processo seletivo, eu, representando o Ipedi, atuei como professora do curso e também fui uma das orientadoras. Tivemos alunos de Aquidauana, de Anastácio, de Miranda, de Nioaque, de Sidrolândia, de Dois Irmãos do Buriti”, explica a presidente do Ipedi, Denise Silva, uma das referências nacionais em pesquisa de cultura indígena.

Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do Brasil, com mais de 70 mil indivíduos – dos quais, mais de 20 mil são da etnia terena, etnia atendida pelo curso realizado pela Uems em parceria com o Ipedi. “Termos sido convidados para participarmos deste trabalho de formação de professores valida a importância das pesquisas e dos trabalhos do Ipedi diante deste cenário de fortalecimento e valorização da cultura indígena”, completa Denise.

Os projetos dos professores que tiveram orientação do Ipedi foram voltados para a documentação da língua e da cultura e aplicação deste conhecimento em sala de aula. Desse modo, ao mesmo tempo em que fomenta a pesquisa e a formação do pesquisador indígena também há a preocupação com que este trabalho também ocorra lá em sala de aula, com os alunos indígenas, nas escolas indígenas nas aldeias.





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