Pular para o conteúdo principal

Mulheres que inspiram – PROFESSORA INDÍGENA QUE REALIZA PROJETOS CULTURAIS PREMIADOS NO PANTANAL

Marlene é indigena terena e seus projetos foram financiados pela Brazil Foundation e pelo Ministério da Cultura
A professora Marlene Rodrigues é professora terena na aldeia indígena Babaçú, em Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Foto: Luciano Justiniano. 

O tom de voz sereno esconde a dona de uma força, de uma garra imensurável. A professora Marlene Rodrigues, indígena da etnia terena fica tímida diante de câmeras e microfones. Mas enfrenta o desafio de se ver filmada e documentada porque compreende a importância de dar voz aos anseios de sua comunidade indígena da aldeia Babaçú, em especial de seus alunos indígenas. “No passado as crianças não gostavam mais de participar da dança, cantar nossas musicas tradicionais, não comiam mais a comida típica, eles ficavam assim”, conta ela, não sem tristeza no olhar.

Mas na voz a esperança suplanta qualquer sentimento ruim porque ela sabe que, agora, esta transformando sua comunidade e que este passado a que ela se refere está mudando. Marlene teve seu projeto, Sons da Aldeia, de revitalização de sua cultura indígena, financiado pela Brazil Foundation – uma das mais importantes organizações financiadoras de projetos sociais no país. A iniciativa, com mentoria do Ipedi, foi premiada e recebeu o Prêmio Culturas Indígenas do Ministério da Cultura e com o recurso o projeto construiu uma Oca Cultural, espaço em que são desenvolvidas atividades comunitárias e os encontros dos alunos do Sons da Aldeia.

Marlene constrói uma carreira acadêmica de sucesso, ultrapassando os limites da graduação, mas mantendo as raízes firmes em sua comunidade, para onde traz e aplica todo o conhecimento científica que aprende na universidade. Assim, ela segue transformando a realidade de seu povo. Obrigado Marlene por nos permitir participarmos desta transformação. Você é uma inspiração pra gente. Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher.

- Nesta semana em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, trazemos historias  de mulheres que ajudam a transformar suas comunidades e que fazem os projetos do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural, um organização que tem a alma feminina, porque nasceu do sonho de mulheres guerreiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crianças indígenas de aldeia terena voltam a praticar ritos e danças tradicionais esquecidos

Crianças que não conhecem cantos e instrumentos tradicionais; que não praticam ritos tradicionais. Ritos e danças tradicionais fadados a desaparecer com os anciãos à medida em que estes vão, pouco a pouco, falecendo. Não é mais este o cenário que encontramos na aldeia indígena terena Babaçú, no município de Miranda, no Pntanal de Mato Grosso do Sul. A aldeia é exemplo de que a união e o trabalho em conjunto podem promover a verdadeira transformação da comunidade. Lá, na Babaçú, em 2016 e 2017 o Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) foi mentor do projeto Sons da Aldeia, uma iniciativa comunitária que, com patrocínio da associação Brazil Foundation, desenvolveu atividades relacionadas ao resgate da cultura tradicional indígena terena junto a alunos da escola local. Os resultados do trabalho são sentidos quando se verifica que atos rituais que já não faziam mais parte do dia-a-dia das crianças tenham voltado a ser realizados, tais como o batism...

Bruaca: vivências e produtos culturais

 O projeto Bruaca é uma iniciativa comunitária, desenvolvida nas comunidades tradicionais do Pantanal que se desenvolve por meio de ações de pesquisa, documentação e divulgação do saber ancestral dessas comunidades por meio de vivências e produtos culturais. Nossa iniciativa busca a valorização do Patrimônio Cultural Material e Imaterial das Comunidades Tradicionais do Pantanal de MS. Desenvolvemos ações de pesquisa, documentação e divulgação do saber ancestral dessas comunidades por meio de vivências e produtos culturais (materiais e imateriais). A iniciativa configura-se ainda como uma alternativa para a geração de renda dessas comunidades que, por estarem distantes da cidade não possuem meios para comercializar seus produtos. A comercialização de vivências como a produção de artesanato com um indígena, almoço na casa de um agricultor, o passeio de barco com um pescador; observação de aves na aldeia são alguns dos produtos oferecidos pela marca, soma-se a isso a comercialização i...

CONHEÇA O FÁBULAS DE ESOPO EM TERRAS TERENA, LIVRO DO IPEDI QUE SERÁ APRESENTADO NA FEIRA LITERÁRIA DE BONITO (FLIB)

O livro Fábulas de Esopo em Terras Terena é  o resultado de um trabalho que vem se desdobrando e oferecendo cada vez mais frutos para o resgate da língua e da cultura indígena terena. Desde 2012 o Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) desenvolve nas comunidades indígenas de Miranda, no Mato Grosso do Sul, o projeto Kalivono, uma iniciativa pioneira em se tratando de educação escolar indígena, com a capacitação de professores e a produção, por eles próprios, de material didático bilíngue. O Kalivono veio para ajudar a preencher a lacuna que é uma das principais dificuldades encontradas na educação escolar indígena: a escassez de material didático que fortaleça o ensino da língua materna.  A maior conquista do projeto, no entanto, foi o de despertar nas comunidades indígenas uma significativa melhora da autoestima, do orgulho da cultura e da identidade. Inspirados pelo Kalivono, educadores indígenas passaram a protagonizar iniciativas de resgate da língua e ...