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Projeto mobiliza comunidade no resgate da cultura indígena

Daquelas iniciativas que começam tímidas e vão ganhando força, crescendo e se fortalecendo a ponto de mudar o comportamento de toda uma comunidade. É o que aconteceu com o projeto social Cultura e Identidade Terena que tem mentoria do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultura (Ipedi) e visa resgatar junto a crianças indígenas terena de Miranda, no Mato Grosso do Sul, saberes tradicionais que estavam se perdendo.
O projeto chega ao seu segundo ano de atividades nas aldeias Moreira e Passarinho, mobilizando não apenas as crianças. “Então eu tenho isso por mim que depois que a minha filha começou a participar deste projeto eu comecei também a me influenciar nesse meio, ajudando ela nos artesanatos, ajudando ela a confeccionar as roupas que ela mesma usa. Então isso é muito importante para nós como pais”, conta a mãe indígena Zylene Moreira da Silva, mãe da  pequena Tauane, de oito anos.
Hoje pais ajudam a as crianças a catar sementes para a produção de artesanatos nas atividades do projeto. Neste processo, na prática, eles ensinam saberes tradicionais indígenas sobre as diversas espécies de plantas da região. A família está presente, por exemplo, na pintura que fazem as meninas do grupo de dança típica que nasceu dentro do projeto. A comunidade se faz presente nas celebrações, apresentações, nos dias especiais.
As atividades do Cultura e Identidade Terena acontecem no contraturno escolar, ou seja, no horário em que as crianças não estão na escola. São mais de 70 alunos, do 4º  ao 9º do Ensino Fundamental. A Escola Pólo Municipal Indígena Pillad Rebuá é parceira da iniciativa e serve como base para as ações culturais, que são coordenadas pelas professoras Sonia Acosta Machado e Evanilda Rodrigues, mas que contam com a participação ativa de outros educadores, promovendo mobilização em toda a comunidade escolar. “Com o Cultura e Identidade Terena, plantamos uma sementinha, que nasceu, cresceu, virou uma árvore que, com todos regando e cuidando vai ficar cada vez maior e com as raízes mais firmes”, diz, emocionada, a professora Evanilda.
O Cultura e Identidade Terena é patrocinado pela Brazil Foundation, por meio do Prêmio de Inovação Comunitária – Outra Parada 2017. A ação foi realizada originalmente em 2016 e deu tão certo que foi renovada para 2017.

Meninas do grupo de dança típica que surgiu dentro do projeto e que hoje e convidado a participar de eventos em eventos culturais na região.
Zylene Moreira da Silva (à esq.) recebe da professora Evanilda Rodrigues, homenagem em nome das mães do projeto.

O projeto começou por gerar mobilização dos alunos, passou a envolver as famílias e a comunidade escolar, gerando mobilização e engajamento na causa pela cultura indígena.

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