Pular para o conteúdo principal

“A leitura faz eles se esquecerem da vida dura por algumas horas” – projeto incentiva a leitura para crianças em comunidades do Pantanal

“Vocês vão servir comida?”, pergunta dona Maria*. Ela traz a tiracolo um grupo de meninos e meninas que vão se achegando, desconfiados, curiosos. Chama a atenção das crianças o colorido dos bancos, as figuras das capas dos livros, o tapete cuidadosamente colocado para dar aconchego na hora da leitura. Chama a atenção da equipe o pedido de dona Maria. Diante da resposta de que infelizmente não serviríamos comida, pensamos, inicialmente, que ela iria embora, com suas crianças – afinal, como incentivar a cultura e a leitura para quem tem a barriga vazia?
Mas dona Maria não foi embora. Ficou e, com as crianças, participou das rodas de leitura, de brincadeiras e esqueceu, por algumas horas, o vazio da barriga. “Ela até ajudou a gente a carregar as coisas e colocar no carro e se despediu agradecendo”, conta a coordenadora do projeto Um pé de livro, Marilza Silva.
O Um pé de livro tem levado atividades de leitura e lúdicas para serem desenvolvidas com crianças em diversos bairros do município de Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O trabalho é patrocinado pela organização Brazil Foundation, com mentoria do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercutural, o Ipedi.
A situação similar a de dona Maria, de famílias em dificuldades econômicas e incapazes de alimentarem seus filhos era algo que a equipe do projeto esperava encontrar. “Mas quando a gente se depara com esta realidade, é muito duro, cruel”, conta Marilza. “A gente pensa: como é possível incentivar a cultura, a educação se as pessoas não têm nem o que comer direito. Mas daí, percebemos que o mundo que a gente oferece pelo simples fato de ler um livro é uma oportunidade única que eles têm de se desconectarem de seus problemas, de sua realidade dura, para sonhar...”, completa a coordenadora do projeto.
*O nome da fonte foi alterado para resguardar sua identidade.
Projeto tem patrocínio da Brazil Foundation, por meio do Prêmio de Inovação Comunitária - Outra Parada, com mentoria do Ipedi (Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural)
O projeto leva livros e expõe para manuseio das crianças, para que eles se familiarizem com as obras e se sintam incentivados a ler.

Projeto é realizado no Pantanal de Mato Grosso do Sul, com patrocínio da Brazil Foundation, por meio do Prêmio de Inovação Comunitária Outra Parada e tem mentoria do Ipedi.
Além da leitura o projeto promove atividades lúdicas para aproximar as crianças. “Elas precisam experimentar o prazer que é ler”, diz a especialista em educação do Ipedi, Walquiria Bitonti. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crianças indígenas de aldeia terena voltam a praticar ritos e danças tradicionais esquecidos

Crianças que não conhecem cantos e instrumentos tradicionais; que não praticam ritos tradicionais. Ritos e danças tradicionais fadados a desaparecer com os anciãos à medida em que estes vão, pouco a pouco, falecendo. Não é mais este o cenário que encontramos na aldeia indígena terena Babaçú, no município de Miranda, no Pntanal de Mato Grosso do Sul. A aldeia é exemplo de que a união e o trabalho em conjunto podem promover a verdadeira transformação da comunidade. Lá, na Babaçú, em 2016 e 2017 o Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) foi mentor do projeto Sons da Aldeia, uma iniciativa comunitária que, com patrocínio da associação Brazil Foundation, desenvolveu atividades relacionadas ao resgate da cultura tradicional indígena terena junto a alunos da escola local. Os resultados do trabalho são sentidos quando se verifica que atos rituais que já não faziam mais parte do dia-a-dia das crianças tenham voltado a ser realizados, tais como o batism...

Bruaca: vivências e produtos culturais

 O projeto Bruaca é uma iniciativa comunitária, desenvolvida nas comunidades tradicionais do Pantanal que se desenvolve por meio de ações de pesquisa, documentação e divulgação do saber ancestral dessas comunidades por meio de vivências e produtos culturais. Nossa iniciativa busca a valorização do Patrimônio Cultural Material e Imaterial das Comunidades Tradicionais do Pantanal de MS. Desenvolvemos ações de pesquisa, documentação e divulgação do saber ancestral dessas comunidades por meio de vivências e produtos culturais (materiais e imateriais). A iniciativa configura-se ainda como uma alternativa para a geração de renda dessas comunidades que, por estarem distantes da cidade não possuem meios para comercializar seus produtos. A comercialização de vivências como a produção de artesanato com um indígena, almoço na casa de um agricultor, o passeio de barco com um pescador; observação de aves na aldeia são alguns dos produtos oferecidos pela marca, soma-se a isso a comercialização i...

CONHEÇA O FÁBULAS DE ESOPO EM TERRAS TERENA, LIVRO DO IPEDI QUE SERÁ APRESENTADO NA FEIRA LITERÁRIA DE BONITO (FLIB)

O livro Fábulas de Esopo em Terras Terena é  o resultado de um trabalho que vem se desdobrando e oferecendo cada vez mais frutos para o resgate da língua e da cultura indígena terena. Desde 2012 o Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) desenvolve nas comunidades indígenas de Miranda, no Mato Grosso do Sul, o projeto Kalivono, uma iniciativa pioneira em se tratando de educação escolar indígena, com a capacitação de professores e a produção, por eles próprios, de material didático bilíngue. O Kalivono veio para ajudar a preencher a lacuna que é uma das principais dificuldades encontradas na educação escolar indígena: a escassez de material didático que fortaleça o ensino da língua materna.  A maior conquista do projeto, no entanto, foi o de despertar nas comunidades indígenas uma significativa melhora da autoestima, do orgulho da cultura e da identidade. Inspirados pelo Kalivono, educadores indígenas passaram a protagonizar iniciativas de resgate da língua e ...