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“A leitura faz eles se esquecerem da vida dura por algumas horas” – projeto incentiva a leitura para crianças em comunidades do Pantanal

“Vocês vão servir comida?”, pergunta dona Maria*. Ela traz a tiracolo um grupo de meninos e meninas que vão se achegando, desconfiados, curiosos. Chama a atenção das crianças o colorido dos bancos, as figuras das capas dos livros, o tapete cuidadosamente colocado para dar aconchego na hora da leitura. Chama a atenção da equipe o pedido de dona Maria. Diante da resposta de que infelizmente não serviríamos comida, pensamos, inicialmente, que ela iria embora, com suas crianças – afinal, como incentivar a cultura e a leitura para quem tem a barriga vazia?
Mas dona Maria não foi embora. Ficou e, com as crianças, participou das rodas de leitura, de brincadeiras e esqueceu, por algumas horas, o vazio da barriga. “Ela até ajudou a gente a carregar as coisas e colocar no carro e se despediu agradecendo”, conta a coordenadora do projeto Um pé de livro, Marilza Silva.
O Um pé de livro tem levado atividades de leitura e lúdicas para serem desenvolvidas com crianças em diversos bairros do município de Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O trabalho é patrocinado pela organização Brazil Foundation, com mentoria do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercutural, o Ipedi.
A situação similar a de dona Maria, de famílias em dificuldades econômicas e incapazes de alimentarem seus filhos era algo que a equipe do projeto esperava encontrar. “Mas quando a gente se depara com esta realidade, é muito duro, cruel”, conta Marilza. “A gente pensa: como é possível incentivar a cultura, a educação se as pessoas não têm nem o que comer direito. Mas daí, percebemos que o mundo que a gente oferece pelo simples fato de ler um livro é uma oportunidade única que eles têm de se desconectarem de seus problemas, de sua realidade dura, para sonhar...”, completa a coordenadora do projeto.
*O nome da fonte foi alterado para resguardar sua identidade.
Projeto tem patrocínio da Brazil Foundation, por meio do Prêmio de Inovação Comunitária - Outra Parada, com mentoria do Ipedi (Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural)
O projeto leva livros e expõe para manuseio das crianças, para que eles se familiarizem com as obras e se sintam incentivados a ler.

Projeto é realizado no Pantanal de Mato Grosso do Sul, com patrocínio da Brazil Foundation, por meio do Prêmio de Inovação Comunitária Outra Parada e tem mentoria do Ipedi.
Além da leitura o projeto promove atividades lúdicas para aproximar as crianças. “Elas precisam experimentar o prazer que é ler”, diz a especialista em educação do Ipedi, Walquiria Bitonti. 

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