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Oca cultural será inaugurada no domingo, 26

No próximo domingo, 26 de março, a comunidade da aldeia Babaçú, em Miranda, no Mato Grosso do Sul, vai celebrar a entrega da Oca Cultural Professor Nilo Delfino, construída com patrocínio do Ministério da Cultura e da Brazil Foundation, por meio da iniciativa Sons da Aldeia, que é apadrinhada pelo Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi).
A Oca Cultural será um espaço para desenvolvimento de atividades educacionais, culturais e comunitárias. A iniciativa Sons da Aldeia, responsável pela construção da Oca, foi patrocinada originalmente pelo Outra Parada - Prêmio de Inovação Comunitária, da Brazil Foundation, em 2016. No mesmo ano, o Sons da Aldeia recebeu o prêmio Cultura Indígena do Ministério da Cultura. O êxito do trabalho desenvolvido pelo projeto foi tamanho que, novamente, agora para 2017, a iniciativa foi selecionada pelo Outra Parada.
A programação prevista para a inauguração da  a seguinte, organizada pela própria comunidade da aldeia Babaçu:
6h - Alvorada festiva;
9h - Recepção de autoridades;
9h15 - Acolhida;
9h30 - Apresentação das bandeiras/Hino Nacional e Hino à Miranda;
10h - Oração/louvor;
10h10 - Apresentações culturais;
10h20 - Apresentação do projeto Sons da Aldeia;
10h40 - Fala das autoridades e inauguração;
11h10 - Homenagens;
12h - Almoço

Sons da Aldeia
A origem da iniciativa se dá em 2012, quando os professores da escola municipal da Babaçú perceberam o desinteresse crescente dos alunos em participar das atividades escolares, especialmente às relacionadas à cultura indígena. Para enfrentar o problema, os educadores se uniram em um grupo que passou a desenvolver atividades diferenciadas na escola. Já, naquele período, houve uma melhora significativa no interesse dos alunos.
Em 2015 as atividades se concentraram no contraturno. Nesta época a equipe do Ipedi passou a auxiliar as atividades, formatando um projeto que,enfim, fora contemplado pela Brazil Foundation e, posteriormente, pelo Ministério da Cultura. 
Conforme os professores, as atividades desenvolvidas motivaram ainda mais os alunos e a comunidade a trabalharem em conjunto.




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