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Projeto foi contemplado duas vezes pelo Prêmio de Inovação Comunitária da Brazil Foundation

O projeto Cultura e Identidade Terena, apadrinhado pelo Ipedi, foi contemplado pelo Outra Parada - Prêmio de Inovação Comunitária, da Brazil Foundation, nas edições de 2016 e 2017.
A iniciativa é desenvolvida na Escola Municipal Indígena Pillad Rebuá, na aldeia Passarinho, em Miranda, no Mato Grosso do Sul.
O Cultura e Identidade é um desdobramento do projeto Kalivono, que produziu material didático em língua terena para alunos indígena do Ensino Fundamental e da Educação Infantil de Miranda. Segundo as coordenadoras do projeto, professora Evanilda Rodrigues e Sônia Acosta, ao assistirem as atividades culturais desenvolvidas, a partir do Kalivono, com os alunos da educação infantil, os alunos das séries iniciais manifestarem o desejo participar das atividades. "E foi assim que em setembro de 2015, depois de uma reunião com a participação do diretor, coordenadores, especialistas e professores, elaboramos o projeto com a assessoria da professora doutora Denise Silva que também coordenava o Projeto Kalivono", conta Evanilda. 
O projeto foi inicialmente apresentado ao "Prêmio Cultura Indígena" do Ministério da Cultura e em seguida ao Edital "Outra Parada" da Brazil Foundation.

O projeto
"Somos um grupo de professores que percebemos as dificuldades de aprendizagem dos nossos alunos, a falta de interesse pelas atividades escolares e os problemas sociais do meio onde vivem. Nossa escola está localizada numa terra indígena próxima da cidade. Gostaríamos de desenvolver as nossas crianças, com atividades diferenciadas. Surgiu, então, a ideia de trabalharmos a brincadeira. É coisa séria mesmo, neste mundo de hoje, da tecnologia, da mídia, da cultura de massas, da massificação alienante do povo, resgatar as brincadeiras tradicionais, as antigas cantigas de rodas, os jogos tradicionais, artesanato, danças, as músicas, os contos, que constituem as raízes de nossa identidade cultural é o desejo do nosso grupo".

Contexto
"Trabalhamos em uma escola indígena que atende duas aldeias, contendo 08 salas de aulas na escola pólo e duas na extensão. Trabalhar a questão indígena na escola é fazer com que o pais conheçam a si próprios, oferecendo aos alunos condições para estar em contato com as tradições de seus pais. Fazendo assim com que os alunos indígenas também sintam orgulho de seus antepassados e suas raízes e fortalecendo o conhecimento e a valorização do hoje". 

Objetivos
"Utilizar atividades lúdicas valorizando o artesanato e as brincadeiras é uma ótima forma de trabalhar a construção do conhecimento da criança. Podemos conhecer aspectos importantes do desenvolvimento de uma criança através da maneira como ela brinca.É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, além de desenvolver a linguagem, o pensamento e a concentração.Através do jogo a criança obtém prazer e realiza um esforço espontâneo e voluntário para atingir o objetivo. É um acometimento natural da criança funcionando, assim, como um grande motivador, mobilizando esquemas mentais, ele instiga o pensamento, a ordenação de tempo e espaço, integra várias dimensões da personalidade, como afetiva, social, motora e cognitiva, favorecendo a criança uma nova visão para o aprendizado".

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