O projeto Cultura e Identidade Terena, apadrinhado pelo Ipedi, foi contemplado pelo Outra Parada - Prêmio de Inovação Comunitária, da Brazil Foundation, nas edições de 2016 e 2017.
A iniciativa é desenvolvida na Escola Municipal Indígena Pillad Rebuá, na aldeia Passarinho, em Miranda, no Mato Grosso do Sul.
O Cultura e Identidade é um desdobramento do projeto Kalivono, que produziu material didático em língua terena para alunos indígena do Ensino Fundamental e da Educação Infantil de Miranda. Segundo as coordenadoras do projeto, professora Evanilda Rodrigues e Sônia Acosta, ao assistirem as atividades culturais desenvolvidas, a partir do Kalivono, com os alunos da educação infantil, os alunos das séries iniciais manifestarem o desejo participar das atividades. "E foi assim que em setembro de 2015, depois de uma reunião com a participação do diretor, coordenadores, especialistas e professores, elaboramos o projeto com a assessoria da professora doutora Denise Silva que também coordenava o Projeto Kalivono", conta Evanilda.
O projeto foi inicialmente apresentado ao "Prêmio Cultura Indígena" do Ministério da Cultura e em seguida ao Edital "Outra Parada" da Brazil Foundation.
A iniciativa é desenvolvida na Escola Municipal Indígena Pillad Rebuá, na aldeia Passarinho, em Miranda, no Mato Grosso do Sul.
O Cultura e Identidade é um desdobramento do projeto Kalivono, que produziu material didático em língua terena para alunos indígena do Ensino Fundamental e da Educação Infantil de Miranda. Segundo as coordenadoras do projeto, professora Evanilda Rodrigues e Sônia Acosta, ao assistirem as atividades culturais desenvolvidas, a partir do Kalivono, com os alunos da educação infantil, os alunos das séries iniciais manifestarem o desejo participar das atividades. "E foi assim que em setembro de 2015, depois de uma reunião com a participação do diretor, coordenadores, especialistas e professores, elaboramos o projeto com a assessoria da professora doutora Denise Silva que também coordenava o Projeto Kalivono", conta Evanilda.
O projeto foi inicialmente apresentado ao "Prêmio Cultura Indígena" do Ministério da Cultura e em seguida ao Edital "Outra Parada" da Brazil Foundation.
O projeto
"Somos um grupo de professores que percebemos as dificuldades de aprendizagem dos nossos alunos, a falta
de interesse pelas atividades escolares e os problemas sociais do meio
onde vivem. Nossa escola está localizada numa terra indígena próxima da
cidade. Gostaríamos de desenvolver as nossas crianças, com atividades
diferenciadas. Surgiu, então, a ideia de trabalharmos a brincadeira. É coisa
séria mesmo, neste mundo de hoje, da tecnologia, da mídia, da cultura
de massas, da massificação alienante do povo, resgatar as brincadeiras
tradicionais, as antigas cantigas de rodas, os jogos tradicionais,
artesanato, danças, as músicas, os contos, que constituem as raízes de
nossa identidade cultural é o desejo do nosso grupo".
Contexto
"Trabalhamos em uma escola indígena que
atende duas aldeias, contendo 08 salas de aulas na escola pólo e duas na
extensão. Trabalhar a questão indígena na escola é fazer com que o pais
conheçam a si próprios, oferecendo aos alunos condições para estar em
contato com as tradições de seus pais. Fazendo
assim com que os alunos indígenas também sintam orgulho de seus
antepassados e suas raízes e fortalecendo o conhecimento e a valorização
do hoje".
Objetivos
"Utilizar atividades lúdicas valorizando o
artesanato e as brincadeiras é uma ótima forma de trabalhar a
construção do conhecimento da criança. Podemos conhecer aspectos
importantes do desenvolvimento de uma criança através da maneira como
ela brinca.É através do jogo que a criança aprende a agir, sua
curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, além de
desenvolver a linguagem, o pensamento e a concentração.Através do jogo a
criança obtém prazer e realiza um esforço espontâneo e voluntário para
atingir o objetivo. É um acometimento natural da criança funcionando,
assim, como um grande motivador, mobilizando esquemas mentais, ele
instiga o pensamento, a ordenação de tempo e espaço, integra várias
dimensões da personalidade, como afetiva, social, motora e cognitiva,
favorecendo a criança uma nova visão para o aprendizado".
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