STARTUP DE IMPACTO SOCIAL NASCIDA NO IPEDI VAI REPRESENTAR MATO GROSSO DO SUL EM DESAFIO NACIONAL DE STARTUPS
A startup Bruaca, um projeto derivado
das ações do Ipedi, venceu desafio Like a Boss, promovido pelo Sebrae (Serviço
de Apoio à Micro e Pequena Empresa) de Mato Grosso do Sul e foi uma das três
escolhidas para representar o estado no Startup Summit, considerado o maior
evento de startups do Brasil.
A Bruaca participou do processo de escolha sendo avaliada criteriosamente pelo Sebrae, passou por etapas eliminatórias de seleção, chegando à final, realizada em 27 de maio.
“Esta é uma conquista de todo um grupo de pessoas que acredita na força da cultura como geradora de qualidade de vida para as comunidades tradicionais de Mato Grosso do Sul”, afirmou Denise Silva, pós-doutora em linguística, coordenadora da Bruaca e presidente do Ipedi.
A Bruaca funciona como uma cesta de serviços, auxiliando na intermediação da comercialização de produtos culturais das comunidades tradicionais do Pantanal com o objetivo de gerar renda para estas comunidades, gerando impacto social positivo.
Atualmente o projeto está presente em 11 municípios de Mato Grosso do Sul, incluindo Miranda. Os produtores culturais, como artesãos e outros artistas, não têm custo para inserir seus produtos na Bruaca, que ajuda na comercialização, transporte e todo escoamento da produção.
O nome, Bruaca, faz alusão à caixa levada pelos peões nas comitivas pantaneiras, com petrechos necessários para a alimentação da peonada. A Bruaca faz parte do programa Centelha, da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino da Ciência, do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).
O Startup Summit, em que a Bruaca será uma das representantes de MS, acontece em agosto, em Florianópolis.
Comentários
Postar um comentário