Nos dias 22,23 e 24 de agosto aconteceu o "1º Seminário Nacional em Língua e Cultura Terena – I Senate", uma iniciativa que surgiu em diálogo com professores e lideranças Terena do Mato Grosso do Sul, e pretende ser uma contribuição da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ao conhecimento da língua e cultura Terena.
O evento contou com o apoio do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi).
Existem diversas pesquisas acadêmicas sobre a língua Terena, mas na verdade, não tanto quanto essa língua merece, pela importância dessa etnia e sua cultura.
O SENATE abordou essas pesquisas já existentes, e tem se configurado um lugar em que os falantes Terena sejam chamados a se tornar investigadores de sua própria língua. É o que denominamos "pesquisa colaborativa", e por isso, momentos importantes do evento foram conduzidos na forma de workshop, ou seja, oficina de análise e estudo da língua.
Foram convidados ao evento diversos pesquisadores (não-indígenas e indígenas) para socializar, com o conjunto dos interessados, seu conhecimento construído a respeito dessa língua, de sua inserção no conjunto de outras línguas, e de sua relação íntima com a cultura Terena. O objetivo principal dessas participações é, exatamente, o de compartilhar, socializar conhecimento construído.
Dentre as temáticas abordadas, destacam-se a fonologia, morfologia e sintaxe e semântica da língua terena; a língua terena de sinais; o ensino e a produção de material didático para a escola terena.
O livro “Fábulas de Esopo em Terras Terena” foi apresentado aos participantes do evento reforçando a importância dos trabalhos do Ipedi no desenvolvimento de pesquisas junto às comunidades indígenas.
“Os depoimentos emocionados, aplausos, agradecimentos e as lágrimas dos professores envolvidos resumem: os resultados foram bem além do esperado”, conta a professora Elisângela Amaral, Coordenadora Geral do evento.
Participaram das discussões os professores não indígenas: Dr. Wilmar D'Angelis (Unicamp); Dr. Angel Corbera Mori (Unicamp); Dra. Filomena Sândalo (Unicamp); Dr. Magnun Roche Madruga; (InDIOMAS/Unicamp); Dra. Valéria Faria Cardoso (Unemat- NEAD);.Ma. Shirley Vilhalva (UFMS); Dra. Priscilla Alyne Sumaio (IF); Ma. Elisângela Leal da Silva Amaral e Josenide da Costa. Dentre os professores indígenas, Ma. Dalila Luiz Cardoso; Arcênio Dias; Janet Lili Azambuja; Sérgio da Silva Reginaldo; Rafael Alves Gabriel; Joel Sol Reginaldo; Gil Paulo e Maicon Antonio Pinto Alves. A Profa Juracilda Veiga representando a Kamury e Mariana Gonzaga foram dois extremos suportes para todo o andamento do evento.
As discussões contaram ainda com os graduandos da Unicamp Arthur Antunes de e Lara Rocha de Lima (G/Unicamp). Também deixaram suas contribuições o cacique Jazone, de 84 anos e professores terena das aldeias Ekeruá, Tereguá, e Kopenoti, da TI Araribá, Município de Avaí-SP.
O evento contou com o apoio do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi).
Existem diversas pesquisas acadêmicas sobre a língua Terena, mas na verdade, não tanto quanto essa língua merece, pela importância dessa etnia e sua cultura.
O SENATE abordou essas pesquisas já existentes, e tem se configurado um lugar em que os falantes Terena sejam chamados a se tornar investigadores de sua própria língua. É o que denominamos "pesquisa colaborativa", e por isso, momentos importantes do evento foram conduzidos na forma de workshop, ou seja, oficina de análise e estudo da língua.
Foram convidados ao evento diversos pesquisadores (não-indígenas e indígenas) para socializar, com o conjunto dos interessados, seu conhecimento construído a respeito dessa língua, de sua inserção no conjunto de outras línguas, e de sua relação íntima com a cultura Terena. O objetivo principal dessas participações é, exatamente, o de compartilhar, socializar conhecimento construído.
Dentre as temáticas abordadas, destacam-se a fonologia, morfologia e sintaxe e semântica da língua terena; a língua terena de sinais; o ensino e a produção de material didático para a escola terena.
O livro “Fábulas de Esopo em Terras Terena” foi apresentado aos participantes do evento reforçando a importância dos trabalhos do Ipedi no desenvolvimento de pesquisas junto às comunidades indígenas.
“Os depoimentos emocionados, aplausos, agradecimentos e as lágrimas dos professores envolvidos resumem: os resultados foram bem além do esperado”, conta a professora Elisângela Amaral, Coordenadora Geral do evento.
Participaram das discussões os professores não indígenas: Dr. Wilmar D'Angelis (Unicamp); Dr. Angel Corbera Mori (Unicamp); Dra. Filomena Sândalo (Unicamp); Dr. Magnun Roche Madruga; (InDIOMAS/Unicamp); Dra. Valéria Faria Cardoso (Unemat- NEAD);.Ma. Shirley Vilhalva (UFMS); Dra. Priscilla Alyne Sumaio (IF); Ma. Elisângela Leal da Silva Amaral e Josenide da Costa. Dentre os professores indígenas, Ma. Dalila Luiz Cardoso; Arcênio Dias; Janet Lili Azambuja; Sérgio da Silva Reginaldo; Rafael Alves Gabriel; Joel Sol Reginaldo; Gil Paulo e Maicon Antonio Pinto Alves. A Profa Juracilda Veiga representando a Kamury e Mariana Gonzaga foram dois extremos suportes para todo o andamento do evento.
As discussões contaram ainda com os graduandos da Unicamp Arthur Antunes de e Lara Rocha de Lima (G/Unicamp). Também deixaram suas contribuições o cacique Jazone, de 84 anos e professores terena das aldeias Ekeruá, Tereguá, e Kopenoti, da TI Araribá, Município de Avaí-SP.
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