PROJETO USA LUDICIDADE PARA RECONSTRUIR A RELAÇÃO DE CRIANÇAS DE COMUNIDADES DO PANTANAL COM A LEITURA
O local pode ser uma praça, numa calçada, um espaço público qualquer. Logo as áreas vazias e sem vida dão lugar a tapetes aconchegantes, caixotes coloridos, um varal de livros. Livros dependurados nas árvores. Livros por toda parte. Espalhados organizadamente pelo chão, dispostos em brincalhões móveis coloridos. Acima de tudo livros acessíveis. Dos menores até aos “mais grandinhos”. Tudo fácil, tudo à mão, esperando serem folheados, vistos, revistos. Um tenta soletrar o nome que está na capa. Outro já está no meio da história. Um outro pula de livro em livro pois não consegue se decidir ainda para que história dar atenção.
É assim que, semana após semana, a equipe do projeto Um Pé de Livro tem levado o mundo da leitura para crianças das comunidades do município de Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
No começo, as crianças ficam tímidas: não estão habituadas àquele movimento todo, tampouco os livros fazem parte de suas rotinas. No máximo, são usados os obrigatórios da escola. Mas as ludicidade com que a equipe do projeto realiza as atividades faz com que as crianças reconstruam suas relações com o ato da leitura. E descubram que ler pode ser algo prazeroso, que os faz viajarem sem sair do lugar, conhecendo heróis, vilões. E nesta toada eles aprendem sem nem perceber que aprenderam. Ampliam seus horizontes sem nem, na maioria das vezes, saberem ao menos o que é horizonte.
“Um fato marcante foi que numa das praças em que fizemos as atividades, tem um campo de futebol, e havia várias crianças brincando de bola. Chegamos, montamos o pé e fomos convidá-los. Todos vieram. Em especial, o Daniel, de uns 10 anos. Ele trouxe alguns amigos consigo. Acanhado, ele me disse: ‘não sei ler bem professora , tenho vergonha’. Eu o encorajei: ‘aqui você vai perder a vergonha, você hoje vai ler no microfone!’ Ele timidamente fez dupla com um amigo, quando ganhou a confiança, leu na tarde 3 livros completos em voz alta para os demais”, conta a professora, especialista em educação Walquiria Bitonti.
PATROCÍNIO - O projeto é patrocinado pela BrazilFoundation, por meio do Prêmio de Inovação Comunitária - Outra Parada e tem mentoria do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultura, o Ipedi.
É assim que, semana após semana, a equipe do projeto Um Pé de Livro tem levado o mundo da leitura para crianças das comunidades do município de Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
No começo, as crianças ficam tímidas: não estão habituadas àquele movimento todo, tampouco os livros fazem parte de suas rotinas. No máximo, são usados os obrigatórios da escola. Mas as ludicidade com que a equipe do projeto realiza as atividades faz com que as crianças reconstruam suas relações com o ato da leitura. E descubram que ler pode ser algo prazeroso, que os faz viajarem sem sair do lugar, conhecendo heróis, vilões. E nesta toada eles aprendem sem nem perceber que aprenderam. Ampliam seus horizontes sem nem, na maioria das vezes, saberem ao menos o que é horizonte.
“Um fato marcante foi que numa das praças em que fizemos as atividades, tem um campo de futebol, e havia várias crianças brincando de bola. Chegamos, montamos o pé e fomos convidá-los. Todos vieram. Em especial, o Daniel, de uns 10 anos. Ele trouxe alguns amigos consigo. Acanhado, ele me disse: ‘não sei ler bem professora , tenho vergonha’. Eu o encorajei: ‘aqui você vai perder a vergonha, você hoje vai ler no microfone!’ Ele timidamente fez dupla com um amigo, quando ganhou a confiança, leu na tarde 3 livros completos em voz alta para os demais”, conta a professora, especialista em educação Walquiria Bitonti.
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PATROCÍNIO - O projeto é patrocinado pela BrazilFoundation, por meio do Prêmio de Inovação Comunitária - Outra Parada e tem mentoria do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultura, o Ipedi.
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