Daquelas
iniciativas que começam tímidas e vão ganhando força, crescendo e se
fortalecendo a ponto de mudar o comportamento de toda uma comunidade. É o que
aconteceu com o projeto social Cultura e Identidade Terena que tem mentoria do
Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultura (Ipedi) e visa resgatar junto
a crianças indígenas terena de Miranda, no Mato Grosso do Sul, saberes
tradicionais que estavam se perdendo.
O projeto chega
ao seu segundo ano de atividades nas aldeias Moreira e Passarinho, mobilizando não
apenas as crianças. “Então eu tenho isso por mim que depois que a minha filha
começou a participar deste projeto eu comecei também a me influenciar nesse
meio, ajudando ela nos artesanatos, ajudando ela a confeccionar as roupas que
ela mesma usa. Então isso é muito importante para nós como pais”, conta a mãe
indígena Zylene Moreira da Silva, mãe da pequena Tauane, de oito anos.
Hoje pais ajudam
a as crianças a catar sementes para a produção de artesanatos nas atividades do
projeto. Neste processo, na prática, eles ensinam saberes tradicionais
indígenas sobre as diversas espécies de plantas da região. A família está
presente, por exemplo, na pintura que fazem as meninas do grupo de dança típica
que nasceu dentro do projeto. A comunidade se faz presente nas celebrações, apresentações,
nos dias especiais.
As atividades do
Cultura e Identidade Terena acontecem no contraturno escolar, ou seja, no
horário em que as crianças não estão na escola. São mais de 70 alunos, do
4º ao 9º do Ensino Fundamental. A Escola
Pólo Municipal Indígena Pillad Rebuá é parceira da iniciativa e serve como base
para as ações culturais, que são coordenadas pelas professoras Sonia Acosta
Machado e Evanilda Rodrigues, mas que contam com a participação ativa de outros
educadores, promovendo mobilização em toda a comunidade escolar. “Com o Cultura
e Identidade Terena, plantamos uma sementinha, que nasceu, cresceu, virou uma
árvore que, com todos regando e cuidando vai ficar cada vez maior e com as
raízes mais firmes”, diz, emocionada, a professora Evanilda.
O Cultura e Identidade
Terena é patrocinado pela Brazil Foundation, por meio do Prêmio de Inovação
Comunitária – Outra Parada 2017. A ação foi realizada originalmente em 2016 e
deu tão certo que foi renovada para 2017.![]() |
Meninas do grupo de dança típica que
surgiu dentro do projeto e que hoje e convidado a participar de eventos em
eventos culturais na região.
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Zylene Moreira da Silva (à esq.) recebe da professora Evanilda Rodrigues, homenagem em nome das mães do projeto. |
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O projeto começou por gerar mobilização dos alunos, passou a envolver as famílias e a comunidade escolar, gerando mobilização e engajamento na causa pela cultura indígena. |
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