Pular para o conteúdo principal

Projeto mobiliza comunidade no resgate da cultura indígena

Daquelas iniciativas que começam tímidas e vão ganhando força, crescendo e se fortalecendo a ponto de mudar o comportamento de toda uma comunidade. É o que aconteceu com o projeto social Cultura e Identidade Terena que tem mentoria do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultura (Ipedi) e visa resgatar junto a crianças indígenas terena de Miranda, no Mato Grosso do Sul, saberes tradicionais que estavam se perdendo.
O projeto chega ao seu segundo ano de atividades nas aldeias Moreira e Passarinho, mobilizando não apenas as crianças. “Então eu tenho isso por mim que depois que a minha filha começou a participar deste projeto eu comecei também a me influenciar nesse meio, ajudando ela nos artesanatos, ajudando ela a confeccionar as roupas que ela mesma usa. Então isso é muito importante para nós como pais”, conta a mãe indígena Zylene Moreira da Silva, mãe da  pequena Tauane, de oito anos.
Hoje pais ajudam a as crianças a catar sementes para a produção de artesanatos nas atividades do projeto. Neste processo, na prática, eles ensinam saberes tradicionais indígenas sobre as diversas espécies de plantas da região. A família está presente, por exemplo, na pintura que fazem as meninas do grupo de dança típica que nasceu dentro do projeto. A comunidade se faz presente nas celebrações, apresentações, nos dias especiais.
As atividades do Cultura e Identidade Terena acontecem no contraturno escolar, ou seja, no horário em que as crianças não estão na escola. São mais de 70 alunos, do 4º  ao 9º do Ensino Fundamental. A Escola Pólo Municipal Indígena Pillad Rebuá é parceira da iniciativa e serve como base para as ações culturais, que são coordenadas pelas professoras Sonia Acosta Machado e Evanilda Rodrigues, mas que contam com a participação ativa de outros educadores, promovendo mobilização em toda a comunidade escolar. “Com o Cultura e Identidade Terena, plantamos uma sementinha, que nasceu, cresceu, virou uma árvore que, com todos regando e cuidando vai ficar cada vez maior e com as raízes mais firmes”, diz, emocionada, a professora Evanilda.
O Cultura e Identidade Terena é patrocinado pela Brazil Foundation, por meio do Prêmio de Inovação Comunitária – Outra Parada 2017. A ação foi realizada originalmente em 2016 e deu tão certo que foi renovada para 2017.

Meninas do grupo de dança típica que surgiu dentro do projeto e que hoje e convidado a participar de eventos em eventos culturais na região.
Zylene Moreira da Silva (à esq.) recebe da professora Evanilda Rodrigues, homenagem em nome das mães do projeto.

O projeto começou por gerar mobilização dos alunos, passou a envolver as famílias e a comunidade escolar, gerando mobilização e engajamento na causa pela cultura indígena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crianças indígenas de aldeia terena voltam a praticar ritos e danças tradicionais esquecidos

Crianças que não conhecem cantos e instrumentos tradicionais; que não praticam ritos tradicionais. Ritos e danças tradicionais fadados a desaparecer com os anciãos à medida em que estes vão, pouco a pouco, falecendo. Não é mais este o cenário que encontramos na aldeia indígena terena Babaçú, no município de Miranda, no Pntanal de Mato Grosso do Sul. A aldeia é exemplo de que a união e o trabalho em conjunto podem promover a verdadeira transformação da comunidade. Lá, na Babaçú, em 2016 e 2017 o Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) foi mentor do projeto Sons da Aldeia, uma iniciativa comunitária que, com patrocínio da associação Brazil Foundation, desenvolveu atividades relacionadas ao resgate da cultura tradicional indígena terena junto a alunos da escola local. Os resultados do trabalho são sentidos quando se verifica que atos rituais que já não faziam mais parte do dia-a-dia das crianças tenham voltado a ser realizados, tais como o batism...

Bruaca: vivências e produtos culturais

 O projeto Bruaca é uma iniciativa comunitária, desenvolvida nas comunidades tradicionais do Pantanal que se desenvolve por meio de ações de pesquisa, documentação e divulgação do saber ancestral dessas comunidades por meio de vivências e produtos culturais. Nossa iniciativa busca a valorização do Patrimônio Cultural Material e Imaterial das Comunidades Tradicionais do Pantanal de MS. Desenvolvemos ações de pesquisa, documentação e divulgação do saber ancestral dessas comunidades por meio de vivências e produtos culturais (materiais e imateriais). A iniciativa configura-se ainda como uma alternativa para a geração de renda dessas comunidades que, por estarem distantes da cidade não possuem meios para comercializar seus produtos. A comercialização de vivências como a produção de artesanato com um indígena, almoço na casa de um agricultor, o passeio de barco com um pescador; observação de aves na aldeia são alguns dos produtos oferecidos pela marca, soma-se a isso a comercialização i...

CONHEÇA O FÁBULAS DE ESOPO EM TERRAS TERENA, LIVRO DO IPEDI QUE SERÁ APRESENTADO NA FEIRA LITERÁRIA DE BONITO (FLIB)

O livro Fábulas de Esopo em Terras Terena é  o resultado de um trabalho que vem se desdobrando e oferecendo cada vez mais frutos para o resgate da língua e da cultura indígena terena. Desde 2012 o Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) desenvolve nas comunidades indígenas de Miranda, no Mato Grosso do Sul, o projeto Kalivono, uma iniciativa pioneira em se tratando de educação escolar indígena, com a capacitação de professores e a produção, por eles próprios, de material didático bilíngue. O Kalivono veio para ajudar a preencher a lacuna que é uma das principais dificuldades encontradas na educação escolar indígena: a escassez de material didático que fortaleça o ensino da língua materna.  A maior conquista do projeto, no entanto, foi o de despertar nas comunidades indígenas uma significativa melhora da autoestima, do orgulho da cultura e da identidade. Inspirados pelo Kalivono, educadores indígenas passaram a protagonizar iniciativas de resgate da língua e ...