Contemplada
pelo Outra Parada – Prêmio de inovação Comunitária oferecido pela ong Brazil
Foundation, por dois anos consecutivos (2016 e 2017), o projeto Cultura e
Identidade Terena, desenvolvido sob orientação do Instituto de Pesquisa da
Diversidade Intercultural (Ipedi) encerrou as atividades de 2017 num evento que
reuniu pais, alunos e lideranças indígenas na tarde da quinta, 26 de outubro,
no pátio da Escola Municipal Indígena Pillad Rebuá, em Miranda, MS.
A
iniciativa ofereceu, por quatro meses, atividades extracurriculares aos estudantes
indígenas do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com temas relacionados ao resgate da autoestima,
de fortalecimento da língua indígena terena e confecção de artesanato.
A
Escola Pólo Municipal Indígena Pillad Rebuá é parceira da iniciativa e serve
como base para as ações culturais, que são coordenadas pelas professoras Sonia
Acosta Machado e Evanilda Rodrigues, mas que contam com a participação ativa de
outros educadores, promovendo mobilização em toda a comunidade escolar. “Com o
Cultura e Identidade Terena, plantamos uma sementinha, que nasceu, cresceu,
virou uma árvore que, com todos regando e cuidando vai ficar cada vez maior e
com as raízes mais firmes”, diz, emocionada, a professora Evanilda.
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Alunos participantes do projeto, pais e educadores se reuniram para celebrar o sucesso da iniciativa |
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Grupo de dança indígena surgiu com o projeto: frutos que garantem a revitalização da cultura indígena terena. |
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