O
trabalho do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) junto às
comunidades indígenas está sendo usado pela Universidade Estadual de Mato
Grosso do Sul (Uems) para capacitar professores de escolas indígenas de
diversos municípios do estado.
O
curso de Especialização Lato Sensu em Língua e Cultura Terena, da Universidade
Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) atende educadores que ministram aulas nas
escolas indígenas e tem, entre os objetivos, “capacitar professores Terenas na
técnica e cientificamente na ciência da língua”. A iniciativa nasceu de uma
demanda apresentada pelas comunidades indígenas, que apresentavam dificuldade na
execução das atividades educacionais relacionadas a cultura e a língua indígenas.
Servem
de fonte para a especialização a experiência em projetos do Ipedi como o
Kalivono (produção de material didático bilíngue terena-português), Sons da
Aldeia e Cultura e Identidade Terena (contemplados pelo Outra Parada – Prêmio de
Inovação Comunitária da Brazil Foundation e que oferecem atividades de
revitalização da cultura indígena junto a alunos do Ensino Fundamental das
escolas indígenas de três aldeias de Miranda).
A
presidente do Ipedi, pós-doutora em linguística Denise Silva é a responsável
por ministrar a disciplina “Lexicologia e Lexicografia de Línguas Indígena”. As
primeiras aulas ocorreram nos dias 28 e 29 de outubro, no campus da Uems em
Campo Grande. “Participamos do curso desde a elaboração, desde as primeiras
discussões para a criação. A participação do Ipedi se deve principalmente por
conta dos estudos com a língua, da produção de material didático e formação do
professor indígena que são frentes que já atuamos”, explica a presidente do
instituto.
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