CAMPANHA ABRACE O BRASIL: CROWDFOUNDING DA BRAZIL FOUNDATION QUE BENEFICIA PROJETOS SOCIAIS DE TODO PAÍS
Um dos nossos desafios como organização do terceiro setor está ligado à sustentabilidade financeira: como garantir a continuidade de projetos que estão impactando a vida de pessoas das comunidades com as quais trabalhamos?
Neste sentido, no nosso caso, o desafio é definir, de forma mais clara e objetiva, as fontes de recursos com as quais a organização pretende contar permanentemente para sua manutenção e realização dos projetos.
A captação de recursos por meio de campanha de financiamento coletivo, as chamadas crowdfounding é uma das alternativas de fontes de recursos financeiros para organizações do terceiro setor como nós somos – uma organização ainda jovem, com pouca estrutura administrativa o que inviabiliza, por exemplo, termos um setor focado exclusivamente na captação de recursos.
Todos os integrantes do Ipedi têm múltiplas funções – como na maioria das organizações.
Então, o crowdfounding surge como uma alternativa eficaz de busca por patrocinadores.
A eficácia deste formato de captação é potencializada quando falamos da campanha Abrace o Brasil, organizada pela Brazil Foundation, uma de nossas principais financiadoras.
A sistemática da campanha criada pela própria Brazil Foundation isenta as organizações participantes de todo o gasto de tempo e dinheiro com a construção da plataforma online, a definição de design e marketink, a contratação de empresa especializada em gerir a arrecadação do dinheiro de forma online. Enfim, digamos que todo a pendenga administrativa fica a cargo da Brazil Foundation que constrói tudo isso para beneficiar as organizações que ela própria apoia.
Na plataforma construída pela equipe da BF, todas as organizações têm espaço, com textos e fotos sobre o seu trabalho. Cabe a cada organização apenas o trabalho – não tão simples assim – de divulgar e mobilizar apoiadores.
O benefício direto para cada organização é o fato de que elas não têm custos para toda a estrutura necessária para colocar no ar uma campanha como a Abrace o Brasil. Além disso, toda a divulgação dada pela BF à campanha acaba por dar visibilidade ao trabalho de organizações nos rincões do país afora, como a nossa, que dificilmente obtém espaços na grande mídia tradicional.
A campanha Abrace o Brasil para o Ipedi é uma oportunidade única de arrecadação de fundos e de visibilidade, tão importantes para a manutenção da nossa organização. Chegamos à reta final da campanha e nossa meta de arrecadamos até aqui mais da metade da nossa meta inicial.
Quer saber mais sobre a campanha? Acesse www.abraceobrasil.or/ipedi.
Comentários
Postar um comentário