A
experiência do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) na
formação de professores foi tema de palestra ministrada pela pós-doutora em
linguística e presidente do Ipedi,
Denise Silva, durante o XII Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso de
Pedagogia, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 27 de
novembro.
Com
o tema “Pesquisa, Produção Científica na Formação de Professores”, Denise falou
da experiência do Ipedi com iniciativas
que têm a atuação de educadores como uma das principais ferramentas de execução.
Entre os projetos desenvolvidos pelo Ipedi e que possuem a participação de
educadores como integrantes do processo de produção científica, estão os
premiados Barco de Letras, que oferece alfabetização a pescadores ribeirinhos
da região do Pantanal e o Kalivono, projeto que desenvolveu, junto com
professores, material didático bilíngue terena(língua indígena falada pelos
índios da região de Miranda, MS)-português inédito.
“O
Ipedi é um espaço de execução prática, de aplicação e exercício do
conhecimento. É muito gratificante podermos dialogar com a academia sobre esta
execução prática do conhecimento produzido, tendo como um dos principais
sujeitos envolvidos no processo os professores, tão ávidos e carentes de
ferramentas que aperfeiçoem suas formações e, consequentemente, suas atuações
profissionais”, afirma Denise, que é ex-aluna do curso de Pedagogia da UFMS.
A pós-doutora em linguística Denise Silva, representou o Ipedi durante o XII Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia. |
A coordenadora do Grupo de
Pesquisa, Ana Lucia Gomes da Silva e a presidente do Ipedi, Denise Silva,
durante a abertura do Seminário no Campus de Aquidauana.
Parabéns pelo seu trabalho Denise!!!
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