O
trabalho com materiais diversos para a produção de ferramentas didáticas a
serem usadas em sala de aula foi o tema de capacitação para professores
indígenas, oferecido pelo projeto Sons da Aldeia, na comunidade da aldeia
indígena terena Babaçú, em Miranda, MS. O projeto Sons da Aldeia, que tem
mentoria do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi), desenvolve
com crianças da aldeia atividades de
resgate da cultura indígena. “Nosso foco são as crianças. Mas encontramos uma
demanda muito grande dos professores no que diz respeito a aprenderem a
produzir ferramentas pedagógicas para aplicar na sala de aula, como jogos,
brincadeiras educativas”, diz a coordenadora do Sons da Aldeia, professora
Marlene Rodrigues. “As crianças são diretamente beneficiadas com a melhora da
prática destes professores em sala de aula, então decidimos realizar a
capacitação”, completa a coordenadora. “O projeto foi muito bom não apenas para
as crianças, mas para os professores, o envolvimento deles”, diz a diretora da
escola indígena da aldeia Babaçú, professora Helena Antonio da Silva.
“Este
desdobramento doSons da Aldeia, fortalece ainda mais a iniciativa. Os
professores são fundamentais no processo de revitalização da língua e da
cultura que tanto buscamos em parceria com a comunidade”, afirma a presidente
do Ipedi, Denise Silva.
O Sons da Aldeia
foi contemplado, por dois anos consecutivos, pelo Prêmio de Inovação
Comunitária – Outra Parada, da ong Brazil Foundation. Além disso, o projeto
recebeu o Prêmio Cultura Indígena do Ministério da Cultura, que garantiu a
construção da Oca Cultural Professor Nilo Delfino, um espaço para
desenvolvimento de atividades comunitárias e guarda de acervo referente a
cultura indígena. O curso oferecido aos professores, bem como a entrega dos
certificados, aconteceram na oca.
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