A
experiência do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) no
desenvolvimento de projetos educacionais é a base de uma das disciplinas da
Especialização Lato Sensu em Lingua e
CulturaTerena, realizado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems)
e que tem como alunos, professores indígenas de diversos municípios de MS.
O
trabalho de ensinar aos professores indígenas sobre todo o trabalho
desenvolvido pelo Ipedi nas aldeias terenas da região de Miranda, MS, está a
cargo da presidente do instituto, professora doutora em Linguística, Denise
Silva. Ela ministra a disciplina de Lexicologia e Lexigrafia. O curso acontece
com encontros periódicos, o mais recente ocorreu no dia 30 de março, na aldeia
Limão Verde, em Aquidauana, MS. “Estar neste trabalho é gratificante,
principalmente por podermos compartilhar o aprendizado de anos de pesquisa
junto às comunidades indígenas. O que oferecemos a eles é a devolutiva de
pesquisas que garantiram que tivéssemos sucesso em nossos projetos educacionais
já realizados junto ao púbico indígena”, diz Denise.
Serve
de fonte para a especialização a experiência em projetos do Ipedi como o
Kalivono (produção de material didático bilíngue terena-português), Sons da
Aldeia e Cultura e Identidade Terena (contemplados pelo Outra Parada – Prêmio
de Inovação Comunitária da Brazil Foundation e que oferecem atividades de
revitalização da cultura indígena junto a alunos do Ensino Fundamental das
escolas indígenas de três aldeias de Miranda).
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