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IPEDI É PARCEIRO DE CURSOS PREPARATÓRIO DE INDÍGENAS PARA VESTIBULAR


A noite cai no Pantanal. A escuridão não assusta um grupo aguerrido de estudantes indígenas. São anciãos, donas de casa, jovens. Um total de 26 pessoas que, depois de um dia inteiro de trabalho, saem de casa e vão para a escola municipal que fica no meio da aldeia indígena terena Argola, localizada há mais de 15 quilômetros da área urbana do município de Miranda, em Mato Grosso do Sul.

A canseira do dia é deixada fora da sala. Agora é momento de focar para alcançar um sonho que estes 26 índios compartilham: o de ingressar num curso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Na escola são recebidos pelo professor de português Willie Macedo – voluntário que veio para oferecer preparação na área apontada pelos estudantes como a maior dificuldade na hora de enfrentarem o vestibular: a produção de texto e a língua portuguesa.

Se para um aluno não-indígena a redação é um dos maiores desafios do vestibular, para estudantes indígenas as dificuldades são ainda maiores. “A produção textual nos vestibulares é visto de forma bastante dificultosa pelos indígenas, pois a língua materna -  os dialetos e expressões -  não é o português, e sim a língua terena”, explica o professor indígena Gerson Rodrigues, que coordenou o projeto de oficinas de produção de texto para vestibulandos indígenas.

A iniciativa foi realizada pela parceria do Ipedi (Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural) com a Secretaria Municipal de Educação de Miranda.  “O trabalho trouxe a oportunidade dos participantes continuarem a sonhar com o ingresso no ensino superior”, afirma Rodrigues.

As aulas aconteceram entre novembro e dezembro e o vestibular em dezembro. O resultado sai no dia 20 de janeiro.

#BF2019 #BrazilFoundation2019 #BFapoio2019 #Ipedi

Professor voluntário dando aulas de português para curso preparatório para o vestibular da UFMS, realizado com público indígena terena.

O professor Willie Macedo foi o voluntário para dar aulas de produção textual e português, áreas apontadas pelos alunos como uma das mais difíceis.


Grupo de alunos indígenas terena em curso preparatório para vestibular da UFMS

O grupo beneficiado pelo projeto é bastante heterogêneo: há alunos do Ensino Médio, professores, donas de casa e até mesmo anciãos indígenas.


Líderes indígenas visitam alunos do curso preparatório para vestibular realizado com alunos indígenas terena de Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

O cacique Aldenir Julio e o vice-cacique Jeferson Francelino, durante uma das aulas: em todos os projetos desenvolvidos nas aldeias o apoio dos líderes tribais e fundamental.


Secretária Municipal de Educação e Cultura de Miranda, MS, Walquíria Angélica dos Santos Bitonti, numa das aulas do curso preparatório para vestibular para indígenas da etnia terena.
A então secretária Municipal de Educação e Cultura, Walquíria Angélica dos Santos Bitonti, foi parceira do Ipedi na realização do projeto.

Gerson Rodrigues é professor indígena terena, coordenou o curso preparatório para vestibular para indígenas realizado pelo Ipedi em Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

“O trabalho trouxe a oportunidade dos participantes continuarem a sonhar com o ingresso no ensino superior”, afirma o professor Gerson Rodrigues. 


Grupo de alunos indígenas terena em curso preparatório para vestibular da UFMS
As aulas aconteceram entre novembro e dezembro e o vestibular em dezembro. O resultado sai no dia 20 de janeiro.


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