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Linguista destaca protagonismo indígena nas ações desenvolvidas pelo Ipedi

A doutora em linguística vinculada à UnB - Universidade de Brasília , AnaSuelly Arruda Câmara Cabral foi uma das pesquisadoras no Congresso de Educação Escolar Indígena que capacitou professores em Miranda. Confere o que a professora achou do evento:
"Parabéns à comunidade terena e aos idealizadores deste projeto, o Ipedi que é uma instituição não governamental que realmente está fazendo um trabalho que promove não só o fortalecimento da língua mas que tá promovendo o protagonismo indígena, os indígenas levando adiante, conscientes, participando ativamente de todos os momentos do seu processo educacional", diz a pesquisadora.
Confira o curriculum da Ana Suelly:
Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Nordeste (1974), graduação em Artes Plásticas - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1978), mestrado em Letras - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1976), mestrado em Estética - Université Paris 1, Panthéon-Sorbonne (1979), doutorado em Lingüística - University of Pittsburgh (1995) e pós-doutorado em Linguística Histórica na Universidade de Brasília. Atualmente é professora Associada na Universidade de Brasília, Vice-Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre a Amazônia (NEAz) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), e vice -coordenadora do Laboratório de Línguas Indígenas (LALI) do Instituto de Letras da mesma Universidade. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Línguas Indígenas, atuando principalmente nos seguintes temas: descrição de línguas indígenas, linguística histórica de línguas Indígenas, contato linguístico envolvendo línguas Indígenas, dicionarização de Línguas Indígenas, ensino de línguas Indígenas e formação de professores pesquisadores indígenas de línguas indígenas. Dedica-se principalmente aos estudos de línguas do tronco linguístico Tupí, do tronco linguístico Macro-Jê, de línguas da família Aruák, e da língua Kokáma.

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