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Projetos do Ipedi são discutidos com educadores e pesquisadores





Projetos desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi) na área de educação foram tema num dos painéis realizados durante congresso realizado em Miranda, MS, no início de junho.
A experiência de vários casos da aplicação da tecnologia social desenvolvida pelo Ipedi foi compartilhada e discutida com professores e pesquisadores. A tecnologia é uma metodologia desenvolvida pelo instituto, ao longo de sua existência, para aplicar atividades educacionais em situações de contexto social complexo, como regiões de fronteira, adultos analfabetos e comunidades indígenas.
A presidente do Moinho Cultural, instituição que oferece atividades artísticas a crianças da região de Corumbá, na fronteira Brasil-Bolívia,  Márcia Rolon, falou do trabalho em conjunto desempenhado em parceria com o Ipedi, direcionado ao público do Moinho Cultural. “Foi uma experiência que ajudou a melhorar nossos processos”, disse Márcia, explicando que, além de alunos, o trabalho educacional aconteceu também junto a profissionais do Moinho.
Participaram do painel ainda os projetos Barco de Letras (alfabetização de pescadores ribeirinhos da região do Pantanal), Sons da Aldeia, Cultura e Identidade Terena (fortalecimento da língua, revitalização da cultura e da identidade cultural de indígenas terena), Kalivono Web (produção de glossário online multimídia terena-português), Fábulas de Esopo (livro de fábulas bilíngue terena-português).

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