IPEDI AMPLIA IMPACTO: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS CHEGA A 6 MUNICÍPIOS DE MS, EM PARCERIA COM UEMS
O Ipedi (Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural)
amplia seu impacto, alcançando toda a população indígena terena de Mato Grosso
do Sul (MS), participando da formação de professores que atuam nas aldeias
indígenas existentes em 6 municípios.
Em parceria com a Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do
Sul) o instituto participou do curso inédito de Especialização Lato Sensu em
Língua e Cultura Indígena, direcionado a professores indígenas. “O Ipedi
participou de todas as etapas da construção do curso: da elaboração do projeto,
passando pela aplicação das provas do processo seletivo, eu, representando o
Ipedi, atuei como professora do curso e também fui uma das orientadoras.
Tivemos alunos de Aquidauana, de Anastácio, de Miranda, de Nioaque, de
Sidrolândia, de Dois Irmãos do Buriti”, explica a presidente do Ipedi, Denise
Silva, uma das referências nacionais em pesquisa de cultura indígena.
Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do
Brasil, com mais de 70 mil indivíduos – dos quais, mais de 20 mil são da etnia
terena, etnia atendida pelo curso realizado pela Uems em parceria com o Ipedi.
“Termos sido convidados para participarmos deste trabalho de formação de
professores valida a importância das pesquisas e dos trabalhos do Ipedi diante
deste cenário de fortalecimento e valorização da cultura indígena”, completa
Denise.
Os projetos dos professores que tiveram orientação do Ipedi foram
voltados para a documentação da língua e da cultura e aplicação deste
conhecimento em sala de aula. Desse modo, ao mesmo tempo em que fomenta a
pesquisa e a formação do pesquisador indígena também há a preocupação com que
este trabalho também ocorra lá em sala de aula, com os alunos indígenas, nas
escolas indígenas nas aldeias.
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