Mulheres que inspiram - COMPROMETIDA COM CAUSAS SOCIAIS, A ASSISTENTE SOCIAL QUE DESENVOLVE PROJETOS QUE TRANSFORMAM A VIDA DE PESSOAS NO PANTANAL
“Fazer a diferença, sendo a diferença”. É uma frase que a Elange sempre usa. Longe de ser uma mulher de frases, Elange é uma mulher de ação. As palavras exprimem o que ela realiza – e não é pouco. Assistente Social de formação, já ocupou cargos públicos de gestão, entre eles o de vereadora. Foi neste período que, reconhecendo o trabalho que o Ipedi vinha realizando, defendeu o instituto em importantes espaços, sendo autora de projetos que conferiram a utilidade pública para o Ipedi, conquistas legais que possibilitaram um crescimento das ações da organização, o que significou, acima de tudo, a ampliação da quantidade de pessoas beneficiadas.
Elange é uma pessoa que cuida das pessoas. Sempre disposta a acolher e oferecer uma mão parceira, ela construiu uma história de comprometimento com as minorias e com as pessoas menos favorecidas. Deste comprometimento surgiram ações como a mentoria do projeto Capoeira Pantaneira, oportunizando cidadania a crianças e jovens através dos esportes.
Conhecedora dos mecanismos de proteção social, Elange humaniza os termos técnicos de um jeito acolhedor sem deixar de serem claros e esclarecedores sobre a atuação do Ipedi. Foi ela a mentora técnica do projeto Barco de Letras, idealizado pela Janete Correia, quando ele recebeu seu primeiro financiamento, antes de ser premiado nacionalmente.
É da Elange o desafio gigantesco de construir os primeiros indicadores de impacto do Ipedi, no processo de fortalecimento institucional por que passa a organização. Sistematizar, tabular dados, organizar informações para transparência. Sempre com foco no ser humano, com as pessoas no centro das atenções, nunca perdendo de vista a necessidade de cuidar do próximo.
É assim que a Elange trabalha, é desse jeito que ela é. E por esse jeito, ela nos inspira a estarmos preparados para cuidarmos das pessoas. Obrigado, Elange, por ser esta inspiração diária. Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher.
- Nesta semana em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, trazemos historias de mulheres que ajudam a transformar suas comunidades e que fazem os projetos do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural, um organização que tem a alma feminina, porque nasceu do sonho de mulheres guerreiras.
![]() |
A assistente social Elange Ribeiro integra a diretoria do Ipedi e é a responsável pela criação de metodologias de mensuração de impactos, entre outras atribuições. Foto: Luciano Justiniano |
Comentários
Postar um comentário