![]() |
A professora Marlene Rodrigues é professora terena na aldeia indígena Babaçú, em Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Foto: Luciano Justiniano.
|
Mas na voz a esperança suplanta qualquer sentimento ruim porque ela sabe que, agora, esta transformando sua comunidade e que este passado a que ela se refere está mudando. Marlene teve seu projeto, Sons da Aldeia, de revitalização de sua cultura indígena, financiado pela Brazil Foundation – uma das mais importantes organizações financiadoras de projetos sociais no país. A iniciativa, com mentoria do Ipedi, foi premiada e recebeu o Prêmio Culturas Indígenas do Ministério da Cultura e com o recurso o projeto construiu uma Oca Cultural, espaço em que são desenvolvidas atividades comunitárias e os encontros dos alunos do Sons da Aldeia.
Marlene constrói uma carreira acadêmica de sucesso, ultrapassando os limites da graduação, mas mantendo as raízes firmes em sua comunidade, para onde traz e aplica todo o conhecimento científica que aprende na universidade. Assim, ela segue transformando a realidade de seu povo. Obrigado Marlene por nos permitir participarmos desta transformação. Você é uma inspiração pra gente. Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher.
- Nesta semana em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, trazemos historias de mulheres que ajudam a transformar suas comunidades e que fazem os projetos do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural, um organização que tem a alma feminina, porque nasceu do sonho de mulheres guerreiras.
Comentários
Postar um comentário